Preocupado com a possibilidade do Parque do Jacarandá ser entregue a iniciativa privada e se transformar em residencial fechado o Movimento Uberaba Eu Acredito decidiu realizar na próxima sexta-feira o Dia de Defesa do Verde, tendo como bandeira a defesa do Parque do Jacarandá. A proposta consiste em aquelas pessoas favoráveis a preservação daquela área se vestirem de verde, fixarem uma fita verde na antena do carro, hasteando uma bandeira ou um lenço verde na janela de casa ou sacada do apartamento. A intenção é que cada pessoa a sua maneira possa manifestar em defesa da preservação do parque, inclusive conversando com os amigos, parentes e colegas de trabalho a respeito do assunto. A idéia é inclisive mobilizar a população para outras ações como possível abaixo assinado e ainda manifesto em frente a mata no próximo sábado, às 14h.
O grupo Uberaba Eu Acredito tem por finalidade discutir e atuar no âmbito político e sócio-cultural a fim de estabelecer ações e propostas que visam contribuir com o desenvolvimento e progresso do município. A intenção é preparar agentes da sociedade para atuar no campo político e ainda estabelecer ações e metas a serem implementadas pelo poder político e pela sociedade civil organizada.
24 de maio de 2011
10 de maio de 2011
Eu Acredito debate Educação
A necessidade de adotar um novo modelo de educação que permita o equilíbrio entre a formação intelectual e moral foi tema de debate em reunião do Movimento Uberaba Eu Acredito, na noite da última segunda-feira, dia 09.
A palestrante foi a professora e mestre em geopolítica, Roberta Afonso Vinhal Wagner.
Ela destacou problemas pontuais enfrentados pelo setor que atingem tanto o ensino público quanto privado. Entre os temas abordados destaque para as dificuldades enfrentadas pelos alunos da rede municipal e até mesmo professores para trabalhar com apostilhas do chamado sistema Cenec e ainda a falta de infra-estrutura e qualificação profissional para implementação do chamado sistema de educação integral. “As escolas se transformaram em depósito de alunos”, destacou a professora.
Outro problema apontado foi o sistema educacional adotado que conforme observou a professora e membros do movimento é voltado para formação de massa de trabalho e manobra. “Não há um interesse em formar um cidadão crítico, capaz de fazer uma análise mais profunda do contexto no qual ele está inserido”, observa a professora.
Segurança
Foi ainda alvo da discussão a falta de segurança. Conforme relato de participantes que trabalham no setor, há casos de professores que são coagidos por alunos e pais, estes envolvidos com o tráfico de drogas e o crime.
A polícia deu início a uma operação na porta das escolas que durou uma semana e depois não ocorreu mais, lembrou um dos membros do movimento, acrescentando que em determinados estabelecimentos o professor chega a ser orientado a lançar nota para alunos problemáticos a fim de evitar represálias.
Campanha
A próxima reunião do movimento está agendada para dia 23 deste mês, 19h30, na Winsdom, Praça Dom Eduardo. Na oportunidade, além de aprofundar nas discussões relacionada a Educação participantes devem definir detalhes de “adesivagem” aluiva a campanha: 2012 - Não voto em candidato com mandato. Proposta pelo empresário Sebastião Silva a campanha tem por objetivo conscientizar os eleitores uberabenses quanto aos prejuízos que podem implicar a eleição de um dos quatro deputados que representam Uberaba ou um dos dois suplentes para prefeito no ano que vem.
Assinar:
Postagens (Atom)